terça-feira, 27 de agosto de 2013

Dinâmica em Dança Criativa para Crianças

Semana passada recebemos um comentário da "Mirella" perguntando sobre a Dinâmica e como podemos passa-la para crianças, além de pedir indicações de material didático.

Então para ajudar nossos visitantes, abaixo daremos algumas dicas de como trabalhar dinâmica com crianças na dança.
Nas aulas aplicadas no "Espaço Corpo Seguro" (Ver post:"Não fique fora dessa"), procuramos estimular a criança de várias formas, sempre com muita LUDICIDADE, fator importante para o aprendizado e a associação dos conteúdos enfocados pelo professor.
Temos duas turmas com faixa etária diferentes. Hoje Falaremos da primeira turma!!!

Vamos la! Comecemos com o que é Dinâmica.

DINÂMICA nos fundamentos da dança de Helenita Sá Earp, ela é um princípio norteador a toda expressividade dos movimentos, revelando as potencialidades das forças existenciais manifestas no ato dançante. Depreende a qualidade do gesto. No estudo do parâmetro dinâmica, são compreendidas a aplicação da força muscular, a ampliação e manutenção do fluxo da energia circulante e a intenção investida no movimento, através dos seguintes aspectos: ligação do movimento, intensidade, entradas e passagens da força, acentos, impulsos e relações de peso. 

OK!! Depois dessa explicação enorme científica, é melhor usarmos de uma maneira mais lúdica e que dê certo, não é mesmo?!?!
No universo infantil chamamos de "colorir o movimento" assim, a criança gosta mais e aplica a dinâmica brincando =)

Turma MOV1: 05 a 08 anos
As crianças nessa faixa etária ainda estão se familiarizando com seu próprio corpo e basicamente aprendem por IMITAÇÃO, por isso a DANÇA CRIATIVA pensa em conteúdos amplos que explorem o corpo todo, fazendo com que a criança tenha outras experiências e sensações para enriquecer seu aprendizado e não fique só na imitação. 
Esses conteúdos podem ser extraídos do imaginário infantil, como por exemplo: elementos da natureza( animais, mar, floresta, céu, etc), música de tons diferentes ou percussiva.

Relacionando com a DINÂMICA as crianças dessa idade  são melhores estimuladas em contrastes. 
Como assim?!
Usamos palavras que tenha a ver com o tema proposto pelo professor, alguns deles mencionados lá em cima, que aguce a imaginação da criança, afinal, isso é uma das coisas que a criança mais gosta de fazer.  =)
Por exemplo:
Leve como uma pena ou andando sobre nuvens
Forte como um herói (pode usar os mais conhecidos do universo infantil)
Pesado como uma pedra
Podemos usar também, instrumentos percussivos fazendo uma gradação do tocar(força), assim as crianças ao escutarem o som, farão a associação da força que aquele som esta sendo emitido e o movimento que elas imaginam que caracterizem aquele barulho, movimento de acordo com a dinâmica do som.

Importante dizer que a dança criativa estimula a criação de movimentos, por isso sempre através da condução do professor, usamos esses elementos para a criação de coreografias e uma expressão própria vinda dos alunos.

Aguardem o próximo "POST"
Nele falarei a respeito da segunda turma com a faixa etária de 08 a 12 anos. Além de indicar algumas leituras muito interessantes sobre dança para crianças!!! 

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Artigo sobre Dança Criativa

Galera esse é um artigo que escrevi falando um pouco mais da prática de Dança Criativa. Apresentei ele na Semana Nacional de Educação e Contemporaneidade na UERJ. No artigo,falo sobre os principais pensadores que considero importante no pensamento sobre criação e discuto um pouco de como a dança é passada nos estúdios, espaços e escolas de dança. Além de apresentar como a prática é passada em sala de aula.
Fiquem, a vontade para comentar, dar sugestões e críticas, assim criaremos uma discussão atual sobre o ensino de dança.
Espero que gostem!!

Dança Criativa: Uma possibilidade de educação integradora

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

O que é Dança Criativa?!



A Dança Criativa evidência as possibilidades de expressão e criação na formação da criança, despertando o maior conhecimento de seu próprio corpo e das possibilidades de movimento. Melhorando a capacidade da criança de se relacionar com as mudanças de seu corpo, tornando a criança mais expressiva tanto nos movimentos da dança, como no convívio social. A Dança Criativa não surge como mais um estilo de dança como o Jazz ou Ballet. Visa entender a dança como produção de conhecimento inserida no contexto escolar e pedagógico, que desenvolva e forme a criança.

Saulo Eduardo

Saulo Eduardo iniciou seus estudos em dança no centro de movimento Deborah Colker. Interprete- Criador e Pesquisador na Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde participa de diversos grupos de iniciação cientifica e cultural. Como Bailarino e Ator, participou de diversos espetáculos nos quais tiveram turnê na Alemanha, Angola e França. Criou e dirigiu a Coreografia “Las Pelancas”, junto com seu coletivo participando do festival de dança universitária na cidade de Lyon na França. Atualmente tem sua pesquisa em dança criativa voltada para o desenvolvimento infantil, atuando em alguns espaços como Espaço Corpo Seguro e Mover Espaço Arte.

Apresentação

Este blog busca compartilhar as pesquisas feitas pelo Professor Saulo Eduardo, na área da Dança Criativa infantil. Temos o intuito de mostrar como a dança criativa desenvolve a capacidade física, mental, expressiva e emocional da criança, dando à mesma uma formação holística, onde a criança é estimulada através de diferentes sentidos e percepções.