Ola galera!!
Dessa vez falaremos sobre a segunda turma
que temos no Espaço Corpo Seguro em Botafogo.
MOV2: Crianças de 08 a 12anos
Nessa faixa etária as crianças já começam
a conseguir associar elementos técnicos da Dança de maneira mais específica, então
já podemos trabalhar com elas movimentos isolados e combinados das partes do
corpo, como por exemplo:
Movimentos isolados da cabeça; Movimentos
combinando cabeça e braço.
Ir juntando cada parte seguida da outra
usando os movimentos sucessivos e simultâneos, como por exemplo:
Movimentos dos braços sucessivos ao
movimento do pé; Movimento do braço sucessivo ao movimento do pé, sucessivo aos
movimentos de quadril.
Fazendo uma pequena sequência, usando
também o ritmo para trabalharmos a memória e a percepção rítmica, além de outros
elementos, não se esquecendo de tomar como base elementos trabalhados na faixa
etária anterior, sempre RESPEITANDO os limites físicos, cognitivos e afetivos
que cada faixa etária apresenta.
Importante observar que esses
exemplos estão de maneira generalizada para facilitar o entendimento da
leitura, cabe ao professor investigar mais especificamente como acha melhor
desenvolver esses aspectos em seus alunos.
Já a DINÂMICA nesta idade já pode ser inserida
em pequenas sequências coreográficas feitas pelo professor que explorem
elementos como: acentos de pequenas partes do corpo, passagem da força de uma
parte a outra, pequenos impulsos advindos de partes isoladas do corpo, etc.
O professor ao passar a sequência usará os
mesmos métodos citados na primeira postagem, utilizando imagens e comparações.
Uma dica muito importante, a criança aprende
muito por imagem que remetam aquele movimento, então use e abuse desse método
da melhor maneira que você ache necessária, para trazer a qualidade do
movimento desejado em seu planejamento.
Como a Dança Criativa procura sempre
explorar na criança a sua própria criação, podemos fazer com que ela crie
sequências baseados em um tipo de qualidade de movimento.
COMO FARIAMOS ISSO?!
Por exemplo, podemos elencar um personagem,
seja ele, da literatura, dos quadrinhos ou mesmo do imaginário infantil, desta
forma estaremos estimulando os movimentos advindos dos alunos, através da
conduta do professor. Em seguida o professor poderá reproduzir (com uma característica
de movimento específica, pensada pelo professor) o movimento criado pelo aluno,
pedindo para ela repetir com a característica do movimento mostrada por ele.
Assim repetindo algumas vezes, a criança pode gravar aquele movimento em sua
mente e com isso cria-se uma pequena sequência coreográfica.
Este é só um pequeno recorte de todo o conteúdo que o Parâmetro Dinâmica
envolve. Por isso, indicamos algumas leituras que não só servirão a pessoas que
trabalham com dança mas também a professores ligados a educação infantil, aos
pais que educam seus filhos e que ao brincarem com os mesmos podem usar
diversas maneiras para enriquecer o crescimento das crianças e a todos que
interessarem conhecer cada vez mais sobre o universo da dança especificamente.
·
O
movimento expressivo. REGINA MIRANDA. Editora FUNARTE
·
A
Educação pela Dança. PAULINA OSSONA. Editora Summus
·
A
Educação Somática e o ensino da Dança. In
Lições de Dança 1. SILVIA SOTER. Editora da Univercidade.
A Dança Criativa acredita ser FUNDAMENTAL que o professor de dança
tenha que buscar em seus alunos não uma virtuosidade exarcebada e sim uma
relação de diálogo, trabalhando a criança em todos os seus aspectos, trazendo
para a criança uma experiência rica em seu processo de APRENDIZAGEM.
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