terça-feira, 3 de setembro de 2013

Dinâmica em Dança Criativa para Crianças: Segundo Relato

Ola galera!!

Hoje vamos dar continuidade a nossa postagem da semana passada, sobre a Dinâmica em Dança Criativa e no final indicaremos algumas leituras muito interessantes para vocês mergulharem no Universo da Dança junto com a gente!!

Dessa vez falaremos sobre a segunda turma que temos no Espaço Corpo Seguro em Botafogo.

MOV2: Crianças de 08 a 12anos

Nessa faixa etária as crianças já começam a conseguir associar elementos técnicos da Dança de maneira mais específica, então já podemos trabalhar com elas movimentos isolados e combinados das partes do corpo, como por exemplo:
Movimentos isolados da cabeça; Movimentos combinando cabeça e braço.

Ir juntando cada parte seguida da outra usando os movimentos sucessivos e simultâneos, como por exemplo:
Movimentos dos braços sucessivos ao movimento do pé; Movimento do braço sucessivo ao movimento do pé, sucessivo aos movimentos de quadril.

Fazendo uma pequena sequência, usando também o ritmo para trabalharmos a memória e a percepção rítmica, além de outros elementos, não se esquecendo de tomar como base elementos trabalhados na faixa etária anterior, sempre RESPEITANDO os limites físicos, cognitivos e afetivos que cada faixa etária apresenta. 

 Importante observar que esses exemplos estão de maneira generalizada para facilitar o entendimento da leitura, cabe ao professor investigar mais especificamente como acha melhor desenvolver esses aspectos em seus alunos.

Já a DINÂMICA nesta idade já pode ser inserida em pequenas sequências coreográficas feitas pelo professor que explorem elementos como: acentos de pequenas partes do corpo, passagem da força de uma parte a outra, pequenos impulsos advindos de partes isoladas do corpo, etc.
O professor ao passar a sequência usará os mesmos métodos citados na primeira postagem, utilizando imagens e comparações.

Uma dica muito importante, a criança aprende muito por imagem que remetam aquele movimento, então use e abuse desse método da melhor maneira que você ache necessária, para trazer a qualidade do movimento desejado em seu planejamento.

Como a Dança Criativa procura sempre explorar na criança a sua própria criação, podemos fazer com que ela crie sequências baseados em um tipo de qualidade de movimento. 
COMO FARIAMOS ISSO?!
Por exemplo, podemos elencar um personagem, seja ele, da literatura, dos quadrinhos ou mesmo do imaginário infantil, desta forma estaremos estimulando os movimentos advindos dos alunos, através da conduta do professor. Em seguida o professor poderá reproduzir (com uma característica de movimento específica, pensada pelo professor) o movimento criado pelo aluno, pedindo para ela repetir com a característica do movimento mostrada por ele. Assim repetindo algumas vezes, a criança pode gravar aquele movimento em sua mente e com isso cria-se uma pequena sequência coreográfica.

Este é só um pequeno recorte de todo o conteúdo que o Parâmetro Dinâmica envolve. Por isso, indicamos algumas leituras que não só servirão a pessoas que trabalham com dança mas também a professores ligados a educação infantil, aos pais que educam seus filhos e que ao brincarem com os mesmos podem usar diversas maneiras para enriquecer o crescimento das crianças e a todos que interessarem conhecer cada vez mais sobre o universo da dança especificamente.

·        O movimento expressivo. REGINA MIRANDA. Editora FUNARTE
·        A Educação pela Dança. PAULINA OSSONA. Editora Summus
·        A Educação Somática e o ensino da Dança. In Lições de Dança 1. SILVIA SOTER. Editora da Univercidade.



A Dança Criativa acredita ser FUNDAMENTAL que o professor de dança tenha que buscar em seus alunos não uma virtuosidade exarcebada e sim uma relação de diálogo, trabalhando a criança em todos os seus aspectos, trazendo para a criança uma experiência rica em seu processo de APRENDIZAGEM.

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